10 lugares incríveis em São Paulo para conhecer de trem


São Paulo certamente tem suas limitações no que se refere a transporte metropolitano. O metrô não chega a todos os lugares que deveria chegar, mas pelo menos as linhas de trem, operadas pela CPTM, alcançam alguns lugares a mais. Dependendo de onde você vem, explorar a cidade usando esses trens pode ser uma boa ideia.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares em São Paulo para você conhecer usando as linhas da CPTM – deixe o carro em casa e explore melhor a sua cidade. Confira:




 

Autódromo de Interlagos | Estação Autódromo | Linha 9-Esmeralda

Com circuito de 4300 metros, o Autódromo de Interlagos sedia eventos de diversas categorias em corrida de automóveis desde 1940 - desde 1981 sedia o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil. O local conta com 23 boxes, sala de imprensa, salão nobre e paddock - espaço para abrigar as equipes. A capacidade das arquibancadas fixas de Interlagos é de 30 mil espectadores. Por lá também rolam alguns festivais, como o famoso Lollapalooza.




Memorial da América Latina | Palmeiras - Barra Funda | Linhas 7-Rubi e 8-Diamante

Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato.




Cidade Universitária | Cidade Universitária | Linha 9-Esmeralda

Inaugurada na década de 60, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira é sede da Universidade de São Paulo e tem mais de oito mil metros quadrados, muitas áreas verdes e prédios das mais diversas formas arquitetônicas. Lá você pode encontrar a famosa Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que guarda mais de 60 mil livros e documentos sobre o Brasil, além de museus, como o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu Oceanográfico e o Museu de Geociências. Além de receber milhares de ciclistas e pessoas que vão a passeio, o campus também é famoso por sediar eventos como a corrida anual Volta da USP.



Parque Villa-Lobos | Villa-Lobos – Jaguaré | Linha 9-Esmeralda

O Parque Villa Lobos, localizado na região do Alto de Pinheiros, é uma ótima opção para quem quer curtir a cidade em um espaço em meio à natureza. O point é ideal para praticar esportes, fazer piquenique, brincar com crianças, andar de bicicleta e skate. Os paulistanos costumam escolher o local para passar às tardes e admirar o pôr do sol. Água de coco e bicicletas para aluguel são algumas das opções por lá.




Memorial da Resistência | Estação Julio Prestes | Linha 8-Diamante

O edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência e a Estação Pinacoteca foi inaugurado em 1914. O Memorial em si foi inaugurado em 2009 e se dedica à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano – desde a Ditadura até atualmente –, e faz parte da Coalização Internacional de Sítios de Consciência, rede mundial que reúne instituições em lugares históricos dedicados à preservação das memórias de luta pela justiça com o objetivo de promover reflexão sobre o seu legado.




Museu de Zoologia | Estação Ipiranga | Linha 10-Turquesa

Localizado no Ipiranga, bem pertinho do famoso Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP ficou fechado por quatro anos e somente foi reaberto para o público em 2017. Construído na década de 40, o espaço com 700m² expõe diversos animais da fauna tropical, explora a biodiversidade do nosso país e, entre mais de 800 peças, conta até com fósseis e esqueletos reais de dinossauros. É a opção certa para despertar o interesse das crianças pela biodiversidade.




Parque da Independência | Estação Ipiranga | Linha 10-Turquesa

O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a história, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.





Parque da Mônica | Jurubatuba | Linha 9-Esmeralda

O primeiro Parque da Mônica funcionou no Shopping Eldorado entre 1993 e 2010. Em 2015, ele foi reaberto no SP Market, no lugar do extinto Parque da Xuxa. O espaço conta com cerca de 20 atrações inspiradas no universo da Turma da Mônica e alguns outros gibis de Maurício de Souza, como Chico Bento, Horácio e Turma da Mata.
Fotos: Reprodução/Site do Parque da Mônica




Parque Ecológico do Tietê | Estação Engenheiro Goulart | Linha 12-Safira

O Parque Ecológico do Tietê fica localizado em uma extensa área da capital. Inaugurado em 1982 com mais de 14 milhões de metros quadrados e projetado por Ruy Ohtake, o espaço se dedica a preservar fauna e flora das margens do Tietê. Dentre as atrações estão trilhas, áreas pra piquenique, churrasqueira, passeios destinados a crianças, conjunto aquático, o Museu do Tietê, Biblioteca e muito mais.




Museu da Imigração | Brás | Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira

O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui.


Fonte: Guia da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O NORMANDIE DESIGN NO INSTAGRAM

@normandiedesign