16 lugares em São Paulo que vão te fazer voltar no tempo


Que atire a primeira pedra quem nunca se cansou de viver no século 21, nem que só por um momento. Tem dias que tudo o que queremos são umas férias de toda essa modernidade. Infelizmente, a máquina do tempo não existe, mas, para você que gosta dessa sensação de nostalgia, a boa notícia é que São Paulo oferece muitos lugares que podem nos fazer viajar ao passado. Seja pela decoração, temática ou cardápio, a verdade é que são boas opções para quem quer fugir do tradicional. 

Desde lanchonetes, restaurantes e cinemas a lojas de vinil e móveis vintage - curtiu a ideia? Então confira 15 lugares que vão te fazer voltar no tempo em SP:





PlayArte Marabá


Apesar da enorme quantidade de shoppings, São Paulo ainda concentra um número considerável de cinemas de rua. Um deles é o PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, na região central da cidade, bem perto do cruzamento mais famoso da capital, entre as avenidas Ipiranga e São João. O prédio foi construído na década de 40 e até hoje conserva a arquitetura e o glamour das salas de cinema da época completamente diferente do que estamos acostumados. Em cartaz, estão os principais filmes do momento.
Endereço: Avenida Ipiranga, 757 - República




  
Roller Jam

A Roller Jam explora a temática retrô, com decoração e iluminação típicas dos anos 70 e 80 em um ambiente especial para patinação. Para completar a decoração, músicas estilo disco music animam a pista com a participação de DJs e convidados. Além disso, o espaço conta com monitores e professores ensinando passos de dança sobre patins, lanchonete em estilo Diner Americano e máquinas de fliperama retrô que compõem o clima divertido.
Endereço: Rua Fernando Falcão, 393 - Mooca
Horário de funcionamento: Quarta, quinta, sábado e domingo, das 16h às 22h | Sexta, das 18h às 4h





 Casa das Rosas

A Casa das Rosas foi construída em 1935 e é um dos poucos exemplares de mansões da Avenida Paulista que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade.
Endereço: Av. Paulista, 37 – Paraíso
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h | Domingo, das 10h às 18h




  
Johnny Rockets

Se você quer dar uma animada no tradicional almoço ou jantar, a dica é conhecer a Hamburgueria Johnny Rockets! O espaço conta com uma decoração especial, inspirada nas tradicionais casas de lanche americanas dos anos 50. Além de um cardápio farto com opções de hambúrgueres de carne e vegetarianos, o estabelecimento conta com música ambiente e um show de dança (a cada 30 minutos) feito pelos próprios garçons! Com filiais espalhadas pela capital, vale a pena a visita para quem quer sair da mesmice.
Clique aqui para ver os endereços e horários de funcionamento.



 
 Casa de Francisca


Depois de quase 10 anos nos Jardins, a Casa de Francisca se mudou para o Palacete Teresa Toledo de Lara, um prédio histórico e tombado no centro da cidade, perto do metrô República. Valeria a pena ir conferir só pela arquitetura do palacete, mas a Casa promove shows da cena contemporânea com nomes pouco conhecidos e outros já um pouco mais famosos, além de oferecer almoços e jantares de quarta a sábado. Que tal jantar em um palacete histórico?
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Horário da Funcionamento:
Terça a sexta, das 12h às 15h | Sábado, das 12h30 às 15h30 (Dia)
Quartas e quintas, das 19h30 à 01h | Sexta e sábado, das 20h à 01h30 (Noite)




   
Cinemateca Brasileira

O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20 é, hoje, o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes. Além da programação inusitada, com filmes nacionais e estrangeiros desconhecidos do grande público, a Cinemateca tem um acervo com mais de 200 mil rolos de filmes, entre documentários, ficção, não ficção e peças publicitárias – os mais antigos datam de 1895. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h





Nico Hamburgueria

Sabe aqueles brinquedos antigos que nos faz lembrar da infância? Você pode encontrar eles e muito mais na Nico Hamburgueria. O estabelecimento com foco em hambúrguers e lanches, tem como decoração brinquedos vintage trazendo uma nostalgia e um certo charme ao ambiente. Com um estilo rústico, mas sem deixar de lado o conforto, no cardápio estão desde lanches a milkshakes de diversos sabores. 
Endereço: Rua Cisplatina, 31 - Ipiranga
Horário de funcionamento: Terça a quinta, 18h30 às 0h | Sexta e sábado, das 12h à 1h | Domingo, das 12h à 0h

Zé do Hambúrguer

Para quem quer provar um hambúrguer gourmet e, de quebra, conhecer um lugar diferente, o Zé do Hambúrguer é uma ótima pedida. Com decoração retrô, inspirada nos anos 50, a hamburgueria atrai pessoas de todas as idades que ficam encantados por seu cardápio farto, além do grande destaque da casa: mesa dentro de um carro antigo. 
Endereço: Rua Itapicuru, 419 - Perdizes
Horário de funcionamento: Domingo a quinta, das 12h às 0h | Sexta, das 12h às 2h | Sábado, das 12h às 4h
  
Theatro Municipal

Uma visita ao Theatro Municipal deveria ser obrigatória para todo paulistano e turista que visita a capital. Sua inauguração aconteceu em 1911 e sua estrutura foi inspirada na Ópera de Paris, colocando São Paulo no circuito de espetáculos internacionais. Mas não é só sua exuberante arquitetura que atrai olhares e admiração: seus espetáculos são dignos de suspiros e aplausos da plateia. Com uma grande diversidade de atrações, que variam desde orquestras, corais e balés, o espaço está atraindo cada vez mais crianças e jovens. Seja para apreciar uma cultura diferente ou simplesmente admirar a grandeza dessa construção, o passeio vale a pena! Para ver a programação completa, clique aqui.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé



 
Barbearia 9 de Julho

As barbearias à moda antiga voltaram com tudo de uns tempos para cá: o estilo retrô conseguiu chamar mais atenção do que os tradicionais salões da capital. A Barbearia 9 de Julho é uma referência quando o assunto é voltar no tempo: com quatro filiais na capital, oferece serviços simples, mas com preços justos. Para cortar o cabelo, o preço é R$ 50, já fazer a barba com navalha custa R$ 40.
Clique aqui para ver os endereços e horários de funcionamento.




Casarão do Vinil

Um dos melhores lugares para comprar vinil em São Paulo é o Casarão do Vinil. Funcionando em uma construção da década de 1940, cerca de 700 mil discos estão espalhados pelos 600 m² do Casarão, divididos por faixa de preço. Seja para ver as opções ou simplesmente conhecer um lugar diferente, vale a visita até a Mooca. Para quem quer facilitar a busca de nomes ou é fã das comprar online, a loja disponibiliza ainda alguns exemplares na internet. 
Endereço: Rua dos Trilhos, 1212 - Mooca
Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h 






Farol Santander

O antigo Banespão havia sido fechado para restauração há alguns anos, mas, em janeiro de 2018, o espaço renasceu com o objetivo de atrair pessoas para o centro da capital e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício. Dentre as novidades, estão experiências interativas em que você pode fingir que está abrindo uma conta em um banco do início do século passado, apreciar móveis da época expostos, e até se hospedar em um apartamento retrô! Uma pista de skate, um café, espaços para exposições e o famoso mirante com vista para a nossa bela cidade são algumas das outras atrações.
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 19h | Domingo, das 9h às 17h





Drosophyla Bar

Localizado em um casarão dos anos 20 no centro de São Paulo fica o Drosophyla Bar. A casa tem uma decoração composta de móveis antigos que se assemelha a uma sala de visita retrô. Segundo os donos, alguns objetos do local são da antiga dona Madame Lili, personagem fictícia inventada pela casa que teria vindo de Xangai e morado no casarão, promovendo a boêmia de São Paulo. Além dos ótimos drinks, o cardápio dá boas opções de entradas e pratos. Uma boa pedida para quem quer conhecer um lugar diferente e, de quebra, voltar no tempo! 
Endereço: Rua Nestor Pestana, 163 - Consolação
Horário de funcionamento: Terça a quinta, das18h à 1h | Sexta e sábado, das 20h às 3h

  





 
Loja Retrô 63

Se você é fã de móveis e objetos retrô não pode deixar de dar uma passada na Loja Retrô 63. A casa é especializada em objetos dos anos 40, 50 e 60 e busca trazer, de forma nostálgica, o glamour da época. Por lá, é possível encontrar de tudo e mais um pouco: telefones, lustres, vitrolas, mesas e muito mais. 
Endereço: Rua Harmonia, 63 – Vila Madalena 




Boutique Vintage Brechó e Bar

O Boutique Vintage Brechó e Bar, estabelecimento especializado em roupas e acessórios vintage, une - com um ar retrô - a venda de roupas e objetos antigos com um espaço cuidadosamente decorado que oferece cervejas especiais, arte e cultura. Seja para ouvir uma música ao vivo, ou simplesmente bater um papo com os amigos em um lugar diferente, o local é a pedida certa. De quebra, o cliente acaba conhecendo um universo incrível que é o dos brechós. Para conferir a programação, basta ficar de olho na página oficial
Endereço: Rua Padre Adelino, 949 - Quarta Parada




 
Lekitsch Bar

Bem perto da Praça Roosevelt na região da Consolação, o Lekitsch Bar une estilo retrô com o aconchego de uma casa de vó antiga - mesas, quadros e cardápio bem planejados para fazer o cliente se sentir em casa. São diversos objetos nostálgicos, entre eles, fitas cassetes, quadros de pin-ups, TVs em preto e branco, abajures estampados e até brinquedo antigos. No cardápio, destaque para caipirinha, cerveja, petiscos e pratos gostosos.
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 142 - Consolação
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 18h às 2h | Sábado, das 13h às 02h | Domingo, das 13h às 23h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O NORMANDIE DESIGN NO INSTAGRAM

@normandiedesign